sexta-feira, 3 de julho de 2015

Racismo

em sua pior forma


Maria Júlia Coutinho, a Maju, é a Garota do Tempo do Jornal Nacional desde abril deste ano. Mas isto todo mundo já sabe. O que todo mundo também já deve estar sabendo é dos ataques racistas que ela vem sofrendo depois de uma publicação na página do Jornal Nacional no Facebook. A coisa não só beira o absurdo, ela é absurda por completo, incompreensível e revoltante.

Não vim aqui para repetir o que os grandes portais (e gente que escreve melhor que eu) estão dizendo, vim desabafar e tentar entender a razão de tanto ódio por parte dessas pessoas a uma pessoa que não conhecem, que nunca lhes fez nada por ela simplesmente ter uma cor de pele diferente da delas. Em casos como este eu fico me perguntando se essas pessoas já existiam antes da Internet ou se ela só fez com que nós conhecessemos seus rostos. 

Tanta briga, tanta luta, tanto discurso sobre igualdade (em quaisquer que seja a sua forma, seja ela sexual, racial ou qualquer uma outra) e infelizmente perceber que essa gente ainda é um número muito grande e expressivo, não que acabe abafando aqueles que continuam batalhando por dias melhores, nem que isto seja capaz de anular qualquer coisa, mas com isso percebemos que ainda vivemos em um lugar podre e que está longe de ser um lugar onde todos tem o direito de procurar o seu lugar ao sol.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário