terça-feira, 30 de junho de 2015

A morte de Cristiano Araújo

e o suposto impacto na Bolha Cultural Brasileira

Crédito: Rubens Cerqueira
Esperei uma semana do ocorrido não para vir falar com propriedade do assunto, mas para poder analisar tudo que se falou a respeito desde então. Fiz bem, a repercussão foi maior do que eu imaginava e isso me deu a munição que eu precisava para escrever este texto. Mas chega de conversa mole e vamos lá.

Não estou aqui para falar da morte do Cristiano Araújo em si, nem menos lamentar a morte dele, afinal, eu fazia parte do grupo que sequer sabia da existência do cidadão até ter aberto o G1 no último dia 24/05 e ter tido a curiosidade de ver quem era exatamente. E continuei sem saber, mesmo depois de ler em algum lugar que ele era o cara do Bará Berê, que curiosamente, faz um tempo que vem se discutindo quem é o verdadeiro autor da música. Vim pra falar do tal impacto na Bolha Cultural do país, como teve (e tem) muita gente por aí falando.

A morte de Cristiano Araújo causou um rebuliço enrome na mídia. Desde o fato de ser anunciado o nome errado muitas vezes, mas principalmente o desconhecimento de muitos de quem exatamente é/era/foi Cristiano Araújo. E isso foi o suficiente para o desencadeamento de toda uma revolta por parte dos fãs do sujeito em questão. Mas isso todo mundo já sabe, o que achei interessante foi ver vários textos por aí chamando aqueles que não o conheciam de alienados, que não conheciam o país em que vivem. Acho que essa galerinha está indo longe demais. Explico.

Cristiano Araújo poderia estar vivo e completar 30 anos de carreira e eu possivelmente continuaria não sabendo quem é e o que faz por um motivo muito simples: eu não gosto de música sertaneja. Se não gosto, não procuro saber novidades, não fico sabendo qual é o novo hit ou qual músico está fazendo show na minha cidade, eu simplesmente não me interesso e por consequência, não sei quem são aqueles que compõe a cena, logo, ele nunca fez diferença e continua não fazendo no meu universo musical. Observe que não estou questionando a qualidade musical ou e muito menos a própria pessoa do Cristiano Araújo, o que estou questionando é o fato de eu (e assim como tantos outros) nunca ouviram falar do cara por simplesmente não estarem inseridos no meio do qual ele fazia parte. É uma coisa simples de entender, deixa eu exemplificar para ser mais claro. Quase três meses atrás, Kiko Loureiro (então guitarrista do Angra) foi anunciado pelo próprio Dave Mustaine como o novo guitarrista do Megadeth, levando em conta que o Angra é uma banda brasileira, Kiko Loureiro é um músico brasileiro, os fãs de Cristiano Araújo que nunca ouviram falar em nenhum dos dois, também não devem conhecer o país em que vivem. Não, pois assim como eu não estou inserido no contexto (e nem gosto) da música sertaneja, também os fãs de Cristiano Araújo não estão inseridos (e provavelmente não gostam) do Metal nacional e isso não faz deles alienados, ignorantes ou desconhecer o país em que vivem.

Entendem o que eu quero dizer? Num país do tamanho do Brasil, que tem uma variedade tão grande de movimentos artísticos e tantas tribos diferentes é compreensível e aceitável que não se conheça todos aqueles que de alguma forma são ídolos de cada um destes meios e o que cada um deles representou ou representa para o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário